Itajaí testa ar-condicionado a energia solar em um de seus Viale BRT
A Itajaí Transportes Coletivos está testando em um de seus Marcopolo Viale BRT Volvo B340M um aparelho de ar-condicionado alimentado por energia solar.
O veículo que recebeu o equipamento foi o carro 2000, e a instalação do aparelho foi feita pela empresa Innovaklim. Foram instalados sete aparelhos de ar-condicionado, distribuídos a cada dois metros e meio, no interior do veículo.
A energia solar que faz o aparelho funcionar é captada por placas fotovoltaicas instaladas no teto do ônibus. O equipamento, inédito no Brasil, tem os benefícios de ser silencioso, não poluir o meio-ambiente e refrescar o interior do ônibus mesmo com as janelas abertas.
Além disso, o uso é bem simples e não afeta o desempenho do motor. Outra vantagem, é que a troca dos filtros dos equipamentos é fácil e gasta pouco tempo.
A Innovaklim System, startup 100% brasieira sediada em Indaial (SC) e responsável por trazer a tecnologia ao Brasil, promete uma redução entre 50% a 80% no tempo de manutenção, além de apontar para a redução da emissão de gases poluentes e o funcionamento silencioso dos equipamentos. Durante os testes, foi constatada ainda uma economia de 83,56% no consumo de combustível, comparando com o ar-condicionado convencional. Essa tecnologia é focada nos carros-fortes e ônibus, mas devido a pandemia, os primeiros testes foram feitos apenas em carros-fortes, havendo cerca de 50 em operação.
A Itajaí é a primeira empresa do país a testar o equipamento.
Fonte: Transurc
Comentários
Postar um comentário